MINDFULNESS O QUE É?

Atualmente muito falado, e com grandes benefícios para a saúde, o mindfulness é estar consciente ou ter atenção ao momento presente de uma forma aberta, curiosa, intencional e sem julgamento. Mindfulness pode ser traduzido para o português como atenção plena ou consciência plena.

 

Parece algo insólito que haja uma prática para dar atenção ao momento presente, afinal é no momento presente que vivemos mas, será que estamos plenamente atentos, conscientes?

 

Que se passa no palco da mente? O ruminar de um passado que já passou, a preocupação de um futuro que ainda não chegou. Pensamentos, ideias, julgamentos, informação enchem a nossa mente e desligam-nos do que está a acontecer no momento presente.

 

Entre obstáculos, problemas, planos, ansiedades e medos vivemos maioritariamente focados nos nossos pensamentos e, o milagre que a vida é passa-nos completamente despercebido.

 

O mindfulness ou a “atenção plena” surge como forma de sairmos da nossa “cabeça” e entrarmos na vida que acontece.

 

Para o fazer o mindfulness recorre a práticas formais como a meditação e informais como simplesmente estar atento ao que acontece no momento presente.

 

A prática de mindfulness tem efeitos benéficos reconhecidos pela ciência e a diversos níveis: melhorias nos níveis de ansiedade e stress, melhor regulação emocional, diminuição dos estados depressivos, aumento da atenção e memória, efeitos na tensão arterial, sistema imunitário, dor crónica, insónia, melhoria das relações, aumento do bem-estar e energia, etc.


Meditação Mindfulness previne / abranda o envelhecimento normal (Lazar, 2011)


Ainda que uma prática milenar com origem no budismo, o mindfulness foi introduzido em 1979 nos EUA por Kabat Zin que estruturou a prática num programa de 8 semanas, despojando-o do conteúdo religioso e o aplicou a um grupo de doentes com vista à redução do stress. Os resultados foram tão bons que desistiu da sua carreira como investigador e passou a dedicar-se aos programas de mindfulness de redução de stress. O Mindfulness é um tratamento atualmente recomendado pelo Instituto Nacional de Saúde Britânico.


O mindfulness está a tornar-se cada vez mais popular estando muito vulgarizado em inúmeros países e entrando em múltiplos domínios que não apenas a saúde.


Na educação os programas de mindfulness para crianças e adolescentes existem em diversos países. A Bélgica, os Países Baixos e a Suécia incorporaram já a meditação no seu programa oficial. Em Portugal escolas da Marinha Grande, Loures, Lisboa, Olhão, Aveiro são pioneiras na introdução do mindfulness.


No mundo laboral a Google surge como o melhor exemplo tendo desenvolvido, em 2007, para os seus colaboradores, o programa “Procura dentro de ti” com base no mindfulness. Atualmente o programa corre o mundo empresarial em diversas partes do mundo.


Nas forças armadas, os Marines americanos estão a avaliar o efeito do treino do mindfulness no desempenho e capacidade dos soldados para lidar com stress.


Até no Parlamento Britânico são dados cursos de mindfulness aos políticos!


Se ficou curioso fica a sugestão: escolha uma atividade que faça todos os dias (lavar os dentes, caminhar até ao café, lavar a loiça, etc.) e, sempre que a fizer, esteja total e plenamente atento à tarefa sem tecer quaisquer julgamentos e reconduzindo a sua atenção sempre que se distrair.


“Mindfulness é uma prática que a seu tempo elimina todo o sofrimento” Ayya Khema


Sugestão:

Veja o Vídeo de 2 min "Porque o Mindfulness é um super-poder" (legendas em português)

https://youtu.be/JscQyWtITDQ